quinta-feira, 27 de maio de 2010

A arte de envelhecer

A ARTE DE ENVELHECER
Antônio Roberto
Toda luta contra a realidade nos leva ao sofrimento. O que caracteriza a vida é a transitoriedade, a passagem. Ela é o essencial da existência e nela experimentamos a vitalidade humana, traduzida em fatos, sentimentos, ações e situações que se sucedem no tempo. Viver, portanto, é envelhecer. Não é à toa que no dia do nosso aniversário, dia sagrado do nosso nascimento, os amigos nos desejam “muitos anos de vida”.
Cumprir esse desejo maravilhoso dos que nos amam é envelhecer. Tenho percebido que há uma grande diferença entre envelhecer e ficar velho. Envelhecer é apenas seguir a trajetória natural do rio, fluindo no seu destino e no seu caminho. Nesse sentido, todas as pessoas estão envelhecendo: minhas netas, meus filhos, meus amigos, minha mulher, eu.
Ficar velho é resistir à passagem do tempo, é querer o impossível: ser eterno, desdenhar do transitório, querendo a permanência, a segurança, o definitivo. Ficar velho é lutar contra a realidade humana, cujo valor fundamental está no fato de que tudo passa e que tudo deve ser usufruído. Sempre gosto de repetir que a vida é para ser vivida e não para ser conservada. Não é o envelhecimento que dói ou é ruim. O que nos provoca sofrimento é a idéia que temos do envelhecimento, é a resistência a esse processo que, no fundo, é uma resistência à vida, à espontaneidade, à beleza do viver.
Outra consideração que poderá ajudar a todos nós é que envelhecer é fácil, não depende de nós e por isso todos envelhecemos, inclusive os animais. O difícil, e é uma escolha, é o crescimento. O verdadeiro prazer da existência vem do desenvolvimento do nosso potencial. Pessoas que fizeram um pacto com o crescimento e o aprendizado envelhecem felizes. Aqueles, no entanto, que optaram por observar passivamente a trajetória do tempo, cumprindo apenas o processo biológico, acabam se emaranhando nas teias da acomodação e do medo de morrer.
A chave da felicidade é utilizar a vida, desenvolvendo os próprios talentos, em vez de lamentar seu curso. A idade avançada não nos dá o direito de sermos rabugentos, de reclamar, queixar, acomodar ou justificar a pouca vontade de viver. O tempo é sempre nosso aliado, não nosso inimigo. Daí a minha insistência no fato de que “hoje é o primeiro dia de nossa vida”, nos convidando à celebração e ao recomeço.
Aumentar a nossa competência de viver o momento presente é outro antídoto contra a ignorância ao envelhecer. Com a passar dos anos, somos tentados a nos concentrarmos no passado, principalmente através da saudade e da culpa. Saudade das coisas boas e culpa pelas coisas ruins. Ou então no futuro, com medo da morte e das perdas. Um velho sábio é o que aprendeu, mais do que ninguém, que a melhor forma de viver é viver no presente, no agora, apenas aprendendo com o passado e olhando em paz o futuro. O velho estúpido é o que morreu ou está morrendo antes de morrer e a melhor forma disso é fixar-se no retrovisor ou no amanhã.
No desenvolvimento humano, é natural a perda da vitalidade física, dos movimentos, da saúde, da disposição para muitas coisas. O que não é natural é a perda da vitalidade emocional, espiritual, da esperança. Podemos resumir toda a questão do sofrimento ao envelhecer no processo da auto-estima. Como nossa sociedade é narcisista, baseada em imagens idealizadas, embarcamos no mito da beleza e da juventude, como se a imagem fosse mais importante que vida presente no nosso corpo.
Que diferença faz a idade, se meu coração está batendo, se estou respirando, se posso escutar os sons, apalpar o mundo e celebrar a vida? A felicidade está na forma de lidar com o mundo e não na perfeição. Auto-estima é nos amarmos sem nenhuma exigência ou condição. É nos amarmos tal qual somos, com nossas fraquezas, nossas dificuldades, nossas rugas.
Quanto mais envelhecemos, mais gratidão deve povoar nossos corações como ensinam as antigas tradições espirituais, pois que a idade avançada nos amostra apenas uma coisa: fomos os escolhidos de Deus para testemunharmos, durante longo tempo, a vida que nos foi dada. Vivê-la com graça e com sabedoria é o que temos de aprender. Envelhecer é fácil. O difícil é crescer, aprender, amar, apesar do tempo.” (Texto de Antônio Roberto. ESTADO DE MINAS. Domingo, 4 de julho de 2004. Caderno BEMVIVER, pág. 2).
A partir do que é apresentado pelo autor do texto acima, procure responder:
1.0 “Toda luta contra a realidade nos leva ao sofrimento...”, por quê?
2.0 Para o autor, “viver é envelhecer”. Você concorda com ele? Justifique sua resposta.
3.0 Para Roberto, há diferença entre envelhecer e ficar velho. Qual é? Você concorda? Justifique sua resposta.
4.0 Envelhecer é fácil. O que é difícil?
5.0 Qual é a chave da felicidade, segundo o autor?
6.0 Você tem vivido com competência a sua vida? Justifique sua resposta.
7.0 Para o autor, qual é a melhor forma de viver? Por quê?
8.0 “No desenvolvimento humano, é natural a perda da vitalidade física, dos movimentos, da saúde, da disposição para muitas coisas”. O que não é natural, segundo o autor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário